
ARTIGO: Mudanças na prova de vida
No dia 2 de fevereiro de 2022 foi publicada a portaria que altera as regras para realização da prova de vida de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS. Esse procedimento serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Antes, para realizar a prova de vida dos seguradores era necessário se dirigir presencialmente a uma uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco onde se recebia o beneficio. Agora, não há necessidade de ser feita presencialmente, facilitando a vida dos aposentados e pensionistas.
Esse método ja vinha sendo discutido e após alguns testes o INSS resolveu implementá-lo Em decorrência da pandemia, nos últimos meses a questão ganhou ainda mais força. A portaria é muito importante porque o INSS vai se valer de dados do próprio governo
Para quem vale a mudança?
Todas os segurados que fazem aniversário a partir da data de publicação da portaria (02/02/22) já estão desobrigados a se dirigirem a uma agência do INSS ou uma agencia bancária para fazer a prova de vida como estavam acostumados a fazer.
"A prova de vida serve para evitar fraudes e pagamentos indevidos."
Caso o beneficiário não consiga fazer por meio virtual ele ainda bode realizar a prova de forma presencial.
O INSS está prevendo que até dia 31 de dezembro de 2022 todas as mudanças sejam implementadas, todos os sistemas se comuniquem.
Postar um comentário