
ARTIGO: Inteligência artificial abre portas e caminhos para as pessoas idosas
Ainda estamos longe da realidade em que computadores vão desenvolver consciência própria como previam os filmes, mas é inegável que a chegada da inteligência artificial tem revolucionado vários aspectos da vida moderna Sabe aquela playlist criada pelo Spotify com base nos seus gostos? A inteligência artificial atua nisso. Sabe o assistente de voz do Google que escuta a sua pergunta sobre qual é a padaria mais perto e mostra a você o resultado? Também há a participação da inteligência artificial.
"Inteligências artificiais baseadas em voz vêm sendo desenvolvidas para ajudar na organização da rotina das pessoas idosas."
Entretanto, este cenário ainda está longe de todo o potencial que a inteligência artificial. possui. Cada vez mais as tecnologias se tornam aliadas no cotidiano das pessoas e como mostraremos a seguir, as pessoas idosas podem ser muito beneficiadas com os avanços da inteligência artificial.
1) Prevenção de quedas.
Uma palmilha inteligente, idealizado pela Universidade Federal da Paraiba, pretende levantar informações importantes sobre quem a está utilizando: pressão do pé nọ pisar, características da caminhada, postura, entre outros dados. Com essas informações, a palmilha pode atuar tanto identificando disfunções relacionadas ao sistema ósseo e muscular, quanto em relação ao risco de queda.
2) Adaptações domésticas
Mais do que saber a padaria mais próxima. inteligências artificiais baseadas em voz vem sendo desenvolvidas para ajudar na organização da rotina das pessoas idosas.
O computador recebe as informações sobre os hábitos do usuário e, a partir disso, realiza tarefas de assistente virtual, como lembrar os horários de tomar um medicamento ou avisar. sobre compromissos e horários de atividades.
Postar um comentário